Novas configurações da divisão sexual do trabalho
Assim na França, podemos observar que o tema “divisão sexual do trabalho”, analisa a diferença na distribuição de homens e mulheres no mercado de trabalho, e estuda como isso se associa a desigualdade na divisão do trabalho doméstico. E afirma que as desigualdades são sistemáticas e usadas para a criação de um sistema de gênero, onde as ocupações são hierarquizadas.
A Gênese do Conceito
A origem do termo divisão sexual do trabalho tem relação com o início dos anos 1970, na França, onde surgiram vários trabalhos que fundaram as bases teóricas da divisão sexual do trabalho, impulsionado pelo movimento feminista.
O movimento das mulheres teve início com a tomada de consciência de que as mulheres efetuavam um trabalho gratuito em nome da natureza feminina. Apenas a elas eram atribuídos tais papéis como se fosse algo natural feito pelo amor e pelo dever materno que estas possuem.
Assim segundo Hirata e Kergoat em pouco tempo apareceram às primeiras análises desse tipo de trabalho nas ciências sociais, iniciando um trabalho de construção teórica. Abordando cada vez mais o trabalho doméstico como trabalho profissional. Possibilitou-se assim pensar em termos de “divisão sexual do trabalho”. Junto a