Wallon
Ana Rita Silva Almeida**
RESUMO O presente trabalho é um estudo teórico com o objetivo de analisar o conceito de afetividade tal como proposto por Henri Wallon. No processo de análise, partiu-se primeiramente da concepção de afetividade, difundida numa perspectiva psicogenética e diferenciada das manifestações de emoção, sentimento e paixão. Retoma-se as questões levantadas durante a análise e sistematiza-se a proposta walloniana da afetividade, destacando as contribuições que fornece ao estudo do desenvolvimento humano, bem como os limites que apontam a necessidade de novos estudos. Por fim, os resultados permitem apontar a importância do estudo da afetividade para a formação do professor. A ausência de uma formação profissional que aborde o estudo da afetividade e suas implicações com a atividade intelectual traz prejuízos para a educação. Palavras-chave: Afetividade. Desenvolvimento. Criança. Wallon.
introdução
No debate sobre a participação da afetividade no desenvolvimento humano, muitas investigações têm se dedicado a discutir a afetividade na sua vinculação com o processo de construção do conhecimento. Defendendo a totalidade do ser humano, alguns trabalhos têm procurado respostas para os problemas educacionais brasileiros, apoiando-se no enfoque walloniano. O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de afetividade,1 tal como proposto por Wallon. Focaliza-se a afetividade em sua totalidade, considerando-a em sua relação com a emoção, o sentimento e a paixão.
* Artigo recebido em 29/06/2008 e aprovado em 14/10/2008. ** Doutora em Educação e professora da Universidade Tiradentes–Aracaju-SE. E-mail: analmeida64@hotmail.com
344
Almeida, A.R.S. – A afetividade no desenvolvimento da criança.
Iniciar-se-á com o texto em que Wallon apresenta a sistematização sobre afetividade, para, então, completar a análise a partir das teorias do desenvolvimento e das emoções.