nova era
O marketing 3.0 é uma filosofia que veio pra ficar. E o que tem de mais forte é que a filosofia das empresas precisa cada vez mais se sensibilizar e entender o ser humano como um ser humano mesmo. Mais do que profissionais fundamentados estrategicamente, as empresas vão exigir profissionais de marketing sensíveis aos conceitos humanos das coisas. Humanização das empresas é um caminho sem volta. (Professor) A consciência do Marketing 3.0 tem recebido uma relevância maior nos últimos tempos, devido à mudança de comportamento do consumidor, que valoriza muito mais os aspectos humanos nas relações. Os consumidores cobram uma transparência muito maior por parte das empresas.
Essa coisa de ter os valores do ser humano no centro das atenções está acontecendo, porque acontece com a sociedade em geral, não é só um privilégio do marketing. O ganhar a qualquer preço tem sido muito questionado. As pessoas se deram conta de que não dá pra continuar fazendo isso. É errado querer ganhar dinheiro de qualquer jeito e as coisas ganharam um caráter mais humano. (Professor) Mas para outro entrevistado, este conceito ainda está longe de chegar ao Brasil.
No Brasil ainda é pouco aplicado. Apenas pelas empresas maiores, que têm acesso a pesquisas e têm recursos para investir. No geral, as empresas ainda enxergam os consumidores como um mecanismo de negócios, de gerar receitas, e não como um ser humano. Uma prova disso são os altos índices de processos (Procon). Se as empresas realmente se