a nova era
Em síntese : Nova Era é um conjunto de proposições “místicas” pouco lógicas e concatenadas, mas perpassadas por quatro principais teses: o panteísmo, a reencarnação, a comunicação com o além … em vista da implantação de uma Nova Era, dita “de Aquário (ou Aguadeiro)”, em que a humanidade estará unificada sob um só Governo mundial e uma só religião.
Tal mensagem é mais fantasiosa e emocional do que lógica e científica. O panteísmo, por exemplo, é uma aberração filosófica, pois identifica a Divindade (o Absoluto, o Eterno) com o mundo e o homem, que são relativos e passageiros. Não há prova de reencarnação, nem alguém tem reminiscência do que fez ou foi em sua “vida pregressa” . Também se pode dizer, à luz da psicologia e da parapsicologia, que os fenômenos mediúnicos nada têm que ver com comunicação do além, mas são expressões do inconsciente do médium e dos seus clientes.
Apesar de tudo, a Nova Era faz sucesso, porque promete paz, fraternidade e felicidade – valores que faltam ao mundo de hoje e que ninguém vê como instaurar mediante os meios convencionais. Na falta de solução racional e lógica, a mente humana se abre facilmente para as propostas fantasiosas e mágicas, como são as da Nova Era. – Aos cristãos, conscientes disto, compete responder à interpelação que Nova Era lhes dirige, apresentando um testemunho mais lúcido e eloqüente da grande novidade, que é o Evangelho vivido e transmitido na Igreja de Cristo confiada a Pedro.
São sempre muito freqüentes as indagações a respeito de Nova Era, corrente de pensamento e ação que tem chamado a atenção por suas proclamações, seus símbolos, suas previsões … O assunto já foi abordado em PR 354/1991, pp. 518-526 e 360/1992, pp. 235-240. Voltamos a considerá-lo acrescentando novos dados a quanto já publicamos, proporemos as linhas gerais que caracterizam o Movimento, e uma reflexão a respeito das mesmas.
1. TRAÇOS GERAIS
À diferença de outras correntes modernas, Nova Era não tem data precisa de