uma nova era
SOCIEDADE DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E PERDA DA PRIVACIDADE
GESTÃO DE PESSOAS X CASO HSBC X TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Trabalho apresentado às disciplinas Sistemas de informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão, do Curso de Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Professores: Henry T. Nonaka; Marcia Bastos; Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva.
1 - INTRODUÇÃO
Atualmente a maior parte da sociedade, utiliza a tecnologia como meio de sobrevivência. A tecnologia da informação veio entrando na vida do ser humano de uma forma tão poderosa que hoje pode-se dizer que todos de um modo geral são dependente dela, chegando até ser “intrusa” na vida de muitos. Como foi o caso do banco HSBC que utilizou esse maio para penetrar na vida de seus funcionários, investigando todos os passos de suas vidas, se esquecendo por outro lado que é crime a violação dos direitos humanos, sendo que, cada ser humano tem direito a decisões, e de levar sua vida da maneira que quiser. O ser humano tem a liberdade de escolha e expressão, e ninguém sem consentimento pode quebrar essa liberdade, ou seja, investigar sua vida.
A Tecnologia da informação e comunicação pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, onde um tem relação com o outro, ou seja, a comunicação precisa da tecnologia da informação e vice versa, ambos com o objetivo de obter resultados satisfatórios, e satisfação no mercado.
Para dar fundamento a essa breve introdução busquei alguns recursos na internet, em livros e jornais, os quais serão apresentados daqui pra frente em forma de desenvolvimento e considerações finais.
2 – DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS Pode se definir gestão de pessoas como recursos humanos, pois fazem parte da área