Novas
Essa adequação se baseou na mudança corporal da população brasileira ao longo dos últimos anos, que no caso do masculino será até divida em três biótipos: normal, atlético, obeso. Já no feminino haverá medidas para busto e quadril, e a proposta é que as calcinhas e sutiãs sejam vendidos separadamente pois também trarão medidas no lugar da numeração. Segundo Maria Adelina, as medidas são "baseadas no tórax, estatura e medida da cintura, basicamente", e contam também com outras medidas, como a dos ombros e "comprimento entrepernas". Para se ter uma noção a sugestão das organizações é que cada peça venha com uma etiqueta com algumas medidas e estatura para consulta do consumidor. A proposta é também que cada loja tenha uma tabela corporal para que os lojistas possam guiar os clientes na hora da compra.
Segundo Maria Adelina, é uma regulamentação "não obrigatória, mas voluntária", e que a ABNT estabeleceu parceria com o Instituto Totum, certificadora credenciada pelo INMETRO, no qual haverá uma lista das confecções participantes.
"As confecções de moda infantil já comentaram que as trocas e a necessidade de experimentar diminuiu", afirmou a superintendente. Além disso, segundo Roberto