Nota Fiscal Eletrônica
Fernanda Nº06
Oliveira Nº12
Andrade Nº24
2º ETC
Orientador
Profª. Ana Bovo
Araras, setembro/2011
Introdução:
A implantação da nota fiscal eletrônica é uma das medidas para reduzir a burocracia e aumentar a arrecadação sem sobrecarregar os contribuintes, e permitindo, o acompanhamento, em tempo real pelo Fisco.
A NF-e é um documento fiscal eletrônico que substitui a emissão de documentos em papel, onde as empresas repassam informações para as receitas federal e estadual; reduzindo assim o custo das transações e dificultando a sonegação.
A problemática do trabalho é a discussão referente à incerteza que existe em relação aos benefícios financeiros, fiscais, ou até mesmo à agilidade no processo de escrituração, para as empresas que optarem pelo projeto.
DESAFIO:
Como todo sistema de informática eletrônico que usa a transmissão de dados, a NF-e está sujeita ao ataque de hackers.
O ataque de hackers não é novidade no Brasil e, no mundo, a prova disso é que o controle de dados já é objeto de preocupação das instituições financeiras que operam dados pela internet.
Objetivo:
Para a Receita Federal do Brasil (RFB), o documento eletrônico representa um avanço, pois permite o controle da nota desde a saída da fábrica até achegada ao comprador.
Isso facilita a fiscalização, pois os técnicos não precisam mais ir às empresas: os documentos ficam armazenados nos computadores da Receita e podem ser utilizados para o cruzamento de dados, isso mostra que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, diariamente estamos sendo atingidos.
O registro de dados e informações está na essência da Contabilidade, mas a contabilidade mudou, e com ela, as maneiras de armazenar os dados. Novos meios invadiram os escritórios, e os contadores precisaram se adaptar a eles. São ferramentas como a nota fiscal eletrônica.
A adaptação aos