Nota fiscal eletronica
DO PEQUENO E MÉDIO EMPRESÁRIO
Universidade de Itaúna
Ciências Contábeis
Outubro de 2011
RESUMO: O presente estudo aborda o tema Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) - um documento fiscal eletrônico instituído em todos os estados da federação vindo a iniciar o processo de integração e compartilhamento de informações fiscais, representando, a princípio, uma solução tecnológica no meio contábil.
Os órgãos oficiais apresentaram em larga escala, os benefícios e vantagens para todos os envolvidos no processo. Entretanto, no dia-a-dia empresarial, a realidade do processo de implantação desta nova modalidade fiscal, implicou em uma série de mudanças e desafios, principalmente para as pequenas e médias empresas que, diferentemente de grandes contribuintes, na maioria das vezes, não possuem os recursos necessários para a implantação da Nota Fiscal Eletrônica.
A fim de estudar a fundo esta realidade o presente ensaio apresentará uma pesquisa de campo, obtendo informações a respeito da NF-e, através de entrevistas com profissionais da área contábil, fiscal, faturamento e tecnologia da informação, que vivenciaram este processo de transição e com ele todos os desafios enfrentados pela pequena e média empresa.
Palavras-chave: Nota Fiscal Eletrônica. Desafios da pequena e média empresa.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo trata da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que constitui-se numa nova modalidade de documento fiscal, iniciando o processo de integração e compartilhamento de informações fiscais de forma digital e representando inicialmente uma solução tecnológica no meio contábil. Desta forma, através da pesquisa realizada serão abordados assuntos relacionados ao tema, de forma a esclarecer informações, a respeito da NF-e, que até então são desconhecidas por se tratar de um fato recente perante as atividades de uma empresa e da contabilidade. Com intuito de aprimorar e ampliar o conhecimento adquirido sobre o tema