Nota de Leitura - Bruno Latour
Bruno Latour busca por meio desse texto expor sua visão da relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Sua ideia principal se divide em alguns momentos.
Inicialmente ele busca mostrar a existência de duas ciências que caminham juntas: a em construção e a pronta. E, através de vários exemplos, mostra como estas estão relacionadas a questões nem sempre cientificas e técnicas de seu tempo, mas a pressões características do meio em que estão contidos.
Em seguida, focaliza na construção das afirmações e tecnologias (antes da caixa-preta fechar).
E é exatamente nessa construção que ele mostra sua visão da influencia do social na ciência e tecnologia. Para ele as afirmações podem tomar dois caminhos, fatos ou ficções, os quais não dependem apenas do que se está escrito, mas também de como foi construída e como será usada posteriormente pelo meio social.
Para a construção de uma afirmação/tese é necessário um processo coletivo. O autor busca, principalmente, na literatura cientifica anterior uma base e sustentação para sua ideia. Em outras palavras, ele deve utilizar teses de outros autores para fortalecer aquilo que diz e assim sua afirmação ter maior "valor" para o leitor. Também pode utilizar artigos que contradizem suas afirmações, buscando desqualificar possíveis concorrentes. Já para se "consagrar" como um fato, a literatura produzida pelo autor deve ser também citada por outros autores (assim como ele fez), para se tornar uma caixa-preta e sofrer um processo de estilização (é tida como fato e não precisa mais se fazer referência).
Da mesma forma que o processo coletivo ajuda na transformação de uma afirmação em fato, este também pode caminhar na direção da ficção. Uma tese pode ser contradita por outros autores, baseados na literatura cientifica, e assim desqualificadas, como também podem ser ignoradas por falta de interesse, entre outros motivos, e