Nota de Leitura "Saberes Localizados" de Donna Haraway
Título da obra:
HARAWAY, Donna, “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”, Cadernos Pagu, (5), 1995:07-41.
Objetivos:
- Segundo a autora, este texto tem como objetivo argumentar a favor do conhecimento situado e corporificado e contra várias formas de postulados de conhecimento não localizáveis e, portanto irresponsáveis (irresponsáveis significa incapaz de ser chamado a prestar contas). Ela busca também apresentar uma visão feminista de ciência além dos parâmetros da academia e desconstruir o estereótipo de gênero e de dominância baseada em parâmetros masculinizados sustentada pela ciência.
Tese Central:
- A tese principal da Haraway é de que a corporificação feminista, as esperanças feministas de parcialidade, objetividade e conhecimentos localizados, estimulam conversas e códigos neste potente nódulo nos campos de corpos e significados possíveis. E que é aqui que a ciência, a fantasia científica e a ficção científica convergem na questão da objetividade para o feminismo.
Portanto a autora quer argumentar a favor de uma doutrina e de uma prática da objetividade que privilegie a contestação, a desconstrução, as conexões em rede e a esperança na transformação dos sistemas de conhecimento e nas maneiras de ver. Mas não é qualquer perspectiva parcial; deve-se ser hostis aos relativismos e holismos fáceis, feitos de adição e subsunção das partes.
Principais Conceitos:
- Eles imaginado: Constitui uma espécie de conspiração invisível de cientistas e filósofos masculinistas, dotados de bolsas de pesquisa e de laboratórios.
- Nós imaginado: São os outros corporificados, a quem não se permite não ter um corpo, um ponto de vista finito e, portanto, um viés desqualificador e poluidor em qualquer discussão relevante, fora dos nossos pequenos círculos, nos quais uma revista de circulação de “massa” pode alcançar alguns milhares de leitores, em sua maioria com ódio da ciência.
- Grupo