homiletica
Referência Bíblica Apocalipse 3.14-22
O livro de Apocalipse é um livro cheio de simbologia, e podemos ver estas simbologias estampadas no capítulo 1, versos 12 e 13 dizendo o seguinte: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro [que significam as 7 igrejas segundo verso o 20] e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem com vestes brancas e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro”. João quer nos passar que Jesus está no meio das igrejas, Ele vê o que passa no meio da igreja, Ele sente qual é o verdadeiro sentimento da igreja e de tudo o que realmente acontece na igreja, que não são apenas as paredes, mas todos os que vivem a dimensão da fé. Por isto que em todas as cartas existe um remetente como na carta à igreja de Laodicéia: “Estas coisas diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus”.
Também chamo a sua atenção de que o nosso lar tem que ser uma extensão da igreja de Cristo, pois, Moisés conciliava o templo com a família. Também o cristianismo tem uma coesão entre o lar e a igreja, pois, o cristianismo nasce realmente nas casas, e não no templo. Sendo assim, onde está Jesus na sua casa? Dentro de casa ou na porta do lado de fora? Diz a palavra: “Eis que estou à porta e bato” (v.20), no grego literal diz: “Eis que estou (parado) junto à porta e bato”. Significa que a Igreja achava que tinha a presença de Jesus, que Jesus passeava em seu meio, atuava no seu meio, mas na verdade Ele estava à porta e do lado de fora; e muitas vezes Ele está assim nas igrejas e nos lares.
Por que, então, Jesus não entrava na Igreja de Laodicéia?
1. Porque ele diz: “... conheço as tuas obras”, na TLH: “Eu sei o que vocês têm feito” (v.15) :
Jesus está falando aqui para a Igreja de Laodicéia que sabia de tudo o que acontecia tanto dentro como fora da igreja, isto é, a vida de cada um na igreja, em casa e na sociedade. Ou seja, a nossa vida na