HOMILÉTICA
RESUMO
O atual trabalho tem por objetivo tratar sobre o papel e responsabilidade do pregador ante a pregação da palavra de Deus. Preparando sermões que são fundamentais para que você prenda a atenção dos ouvintes ou a perca.
Palavras-chave: retórica; oratória.
1 INTRODUCÃO
Homilética é a arte de preparar sermões e pregar a palavra de Deus. É a ciência que se ocupa com a pregação cristã. A pregação precisa passar por técnicas de comunicação para que seja facilitada sua comunicação com os ouvintes. Á técnica damos o nome de homilética. Não podemos negar á inspiração do Espírito Santo, que nos orienta e inspira para que possamos comunicar a mensagem de Deus.
2 SUA ORIGEM
A homilética nasceu quando os pregadores cristãos começaram a estruturar suas mensagens seguindo as técnicas da Retórica e Oratória.
A homilética incorporou muitos termos gregos e latinos. Além da “homilia”, vieram a enriquecer a nomenclatura homilética com o termo PREGADOR, do latim “prae” = antes, e “dicare” = dizer: aquele que prediz o futuro. Esta palavra, por ter significação exata de profeta (do grego “pro” = antes + “phetes” = dizer), deveria ser usada como tradução natural dela, mas ocorreu um fenômeno linguístico curioso, denominado de “invasão cultural”: os latins transliteraram a palavra grega “propheta” e relegaram sua correspondente “praedicator” a outro significado. Por isso Pregador passou a significar apenas Orador ou Arauto. O mesmo ocorreu com a palavra “pregação”, que deixou de ser a proclamação de uma mensagem profética, uma predição, para ser apenas um discurso. Assim, o pregador tornou-se um “keryx” = arauto e a pregação um “kerygma” = mensagem. Essa inversão semântica é responsável pelo erro atual de considerarmos pregadores como profetas.
Outra palavra que entrou na nomenclatura homilética, foi “evangelho” ( como sinônimo