Nossa Sociedade Dinâmica
A opção didática não é uma questão simplesmente técnica ou formal, mas está ligada aos objetivos visados pela educação.
1.Formação de seres repetidores ou criativos?
Formar seres simplesmente repetidores da realidade que aí está, nossa forma de atuar será contrária à reflexão, à crítica e a troca de experiências. Para esse tipo de concepção o conhecimento se apresenta como algo acabado, que não precisa ser visto.
Se desejarmos contribuir para a formação de seres críticos, participantes, criativos e que busquem uma renovação constante de si mesmos e da sociedade, teremos os alunos como centro da ação educativa. A reflexão, a criatividade, a crítica e a troca de experiências comporão a nossa ação educativa. A opção didática se subordina aos fins da educação visados pelas pessoas, grupos e instituições.
2 Opção didática e os fins da educação
Segundo Paulo Freire, a educação é um “que-fazer” humano, que ocorre no tempo e no espaço,nas relações dos homens entre si.
3. A criança,um ser biopsicossocial
A criança é um ser biopsicossocial que precisa de alimentação suficiente e adequada à sua saúde e ao bem-estar físico, também necessita estar junto com outras crianças e adultos para trocar experiências e também desfrutar oportunidades de manusear, explorar, observar, identificar, enumerar, comparar, classificar e analisar objetos e situações do mundo que a cerca, se situando no mundo da natureza e da cultura.
O problema dos fins da educação
A ação humana é finalística.o professor não age ao acaso
O ensino se torna uma questão de fins, objetivos,ou melhor,de um ideal proposto e almejado. A educação se torna um problema, que não se esgota nos limites do conteúdo das matérias lecionadas, mas vai mais além, na medida em que o educador deve subjugar estes objetivos imediatos e específicos da ação didática a princípios basilares, norteadores da formação da personalidade humana.
O mundo de hoje e a educação