O voluntariado e as novas dinâmicas da sociedade civil
De que forma é que o voluntariado influencia as novas dinâmicas da sociedade civil?
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de Filosofia foram propostos vários temas para a realização de um trabalho. O tema que eu escolhi foi “ O voluntariado e as novas dinâmicas da sociedade civil“, escolhi este tema porque este é o Ano Europeu do Voluntariado (que oficialmente se designa Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa), este tema referido é de elevada importância nos dias de hoje, uma vez que cada vez mais existem pessoas a precisar de ajuda devido a não terem capacidades monetárias como psicológicas, como por exemplo, não terem uma vida organizada, não terem dinheiro para adquirir uma casa ou ser vítimas de catástrofe. Nestas situações nota-se solidariedade para com os sobreviventes ou em simplesmente ajudar uma pessoa que nos pede ajuda, por vezes um gesto vale mais do que mil palavras.
Existem pessoas que não ficam indiferentes e disponibilizam-se para ajudar o próximo, mesmo por vezes tendo poucas possibilidades, como também existe pessoas na sociedade de hoje em dia que têm tanto para dar mas por mais que alguém necessite não se oferecem como voluntários. Ser voluntariado não é necessário ter dinheiro mas sim a dignidade de ajudar quem mais precisa. As instituições são um contributo para o voluntariado pois ajuda qualquer pessoa que necessite.
De que forma é que o voluntariado influencia as novas dinâmicas da sociedade civil?
O voluntariado é o conjunto de acções de interesse social e comunitário em que toda a actividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho. É feito sem recebimento de qualquer pagamento ou lucro. É uma profissão de prestígio pois o voluntário ajuda quem precisa contribuindo para um mundo mais imparcial e mais solidário. Está ao