O Voluntariado a serviço da sociedade
SOCORRO
Myrian Arndt1
RESUMO: Este artigo trata da inter-relação entre Estado, Cidadania, Voluntariado e Terceiro
Setor como campos que interagem e se relacionam na garantia dos direitos e de uma vida digna àqueles que vivem desprovidos dela. O estudo objetiva analisar a contribuição do voluntariado para com a sociedade através da experiência com Asas de Socorro, organização sem fins lucrativos, que tem como propósito ser uma promotora e facilitadora de ações sociais voltadas para as comunidades em locais de difícil acesso na Região Norte do país. Realizou-se pesquisa com moradores de três comunidades ribeirinhas, bem como, entrevistou-se cinco voluntários atuantes em Asas de Socorro. O conteúdo da pesquisa tem como propósito demonstrar e refletir quanto ao impacto das ações do voluntariado e seus reflexos na sociedade. A entrevista com voluntários, moradores e gestor público foi a principal fonte de dados.
Palavras-Chave: Estado. Cidadania. Terceiro Setor. Voluntariado.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, as atividades voluntárias e as organizações sem fins lucrativos vêm se destacando por seu crescimento. No mundo todo, é possível perceber tal fenômeno. Tendo em vista impedir o processo de degradação do meio ambiente, prestar serviços sociais, promover o desenvolvimento econômico local, a fim de atingir vários outros objetivos da sociedade não alcançados pelo Estado, várias pessoas tem criado fundações, associações e outras instituições.
Assim, o presente trabalho trata de controvérsias sobre o Estado em seu contexto histórico, sua ampliação e enfraquecimento com a introdução de medidas de caráter neoliberal.
A cidadania é reflexo da ação e responsabilidade dos cidadãos diante da realidade avassaladora de pobreza, mortalidade e sofrimento humano. O Terceiro
Setor tem se desenvolvido nos mais diversos campos de experiência social, desde o
1 Aluna concluinte do curso de Serviço