ação humana
O Voluntariado e as novas dinâmicas da sociedade civil
Introdução
Neste trabalho que está no âmbito da disciplina de filosofia, vamos abordar o subtema “ O voluntariado e as novas dinâmicas da sociedade civil”, incorporado no tema “ Dimensões da ação humana e dos valores”.
Vamos abordar os dois subtemas de modo a que possamos explicar-vos correctamente o que são.
Vamos falar especificamente da História do voluntariado, a sua definição segundo as Nações Unidas, os direitos do voluntário e os seus deveres, o programa de voluntariado e o voluntário enquanto sujeito moral.
História do Voluntariado
O voluntariado integrou-se praticamente em todas as civilizações e sociedades na evolução da caridade e da solidariedade cristã e da assistência social, tendo assim adquirido várias facetas ao longo dos tempos.
As primeiras formas de voluntariado deram-se como a assistência àqueles que eram considerados como sendo os mais fracos, inicialmente no meio das tribos e das famílias que tentavam diminuir as carências dos mais desprotegidos e as desigualdades e sendo uma das principais causas da criação de instituições de protecção social.
Numa outra perspectiva, a adesão ao voluntariado foi bastante influenciada por certos factores sociais e culturais, como desigualdades sociais e as mudanças dos sistemas democráticos e a resolução de problemas com o aparecimento da SIDA nos anos 80.
São datas importantes na história do voluntariado os anos 1945 e 2001. Em 1945 fundou-se a Assembleia Geral das Nações Unidas e em 2001, 123 países consideram esse ano como o Ano Internacional do Voluntariado, para que se pudesse reconhecer o voluntariado com os objectivos de:
- Conseguir um maior reconhecimento por parte dos governos e autoridades locais;
- Incentivar o voluntariado
-Estabelecer redes que permitissem a partilha de experiências e a troca de informação.
Assim, o voluntariado foi