ação humana
Dimensões essenciais do Homem
Ação
O homem não têm instinto, tem impulsos, os animais têm instintos
Impulso – O que permite detetar problemas ou necessidades e faz com que o indivíduo atue, no sentido de encontrar soluções, de satisfazer necessidades vitais.
-inesperado, involuntário, corresponde a uma necessidade que requer ser satisfeita
Instinto – Conjunto de atividades com as quais os indivíduos solucionam problemas (alimentação por exemplo) de forma a manterem a sua existência e a da espécie, capacidade genética de apresentar soluções relativamente aos impulsos. -hereditário, espontâneo, inalterável, adequado à solução, não dependente de realizações anteriores (experiência) da aprendizagem de uma consciência ou da reflexão, perfeito. Inteligência – Processo mental, em função da evolução da respetiva estrutura cerebral, permite, de forma cognitiva, encontrar soluções para problemas novos ou não previsíveis e, vencer obstáculos que apareçam no meio ambiente a fim de, cada vez melhor se adaptar. -As atividades inteligentes são aperfeiçoáveis com a aprendizagem e com a repetição (experiência e educação) Inato = inatus ← in + natus = não + nascido
Inato – é aquilo que não nasce depois de nós termos nascido = o que nasce já connosco Autómato – Por vezes, uma máquina que imita o comportamento de um agente consciente sem que ela própria o seja. Em geral, qualquer máquina que funcione através de um programa pode ser considerada um autómato e a questão é saber se isso nos inclui ou não (ser humano).
Racionalidade – O que permite conhecer e agir de forma que faça e tenha sentido em relação ao que se pretende (em termos de verdade ou de bem) A racionalidade supões:
1. uma consciência (gnosiológica e moral),
2. a reflexão (tematização de estados ou operações da consciência),
3. a intencionalidade (orientação para um determinado fim, o que implica capacidade de deliberação e de escolha –