Dinâmica do Direito na Sociedade
No decorrer das aulas, a turma 3101C juntamente com o Professor Dilvo, que leciona a matéria de Sociolgia Jurídica, constataram que o Direito é dinâmico, isto é, ele se modifica conforme as conformações, os rumos que a sociedade vai tomando. Para sintetizar essa conclusão, é cabível que verifiquemos com pessoas mais velhas em nossa sociedade, que vivenciaram o Direito de décadas atrás e o atual. Afim de confirmar esse fato e de também presentear uma pessoa especial, o meu avô, realizei uma curta entrevista com o mesmo.
POLÍTICA
1- Quem podia votar? (Homens e mulheres?)
- Antigamente, apenas os homens podiam votar. As mulheres ainda não haviam conquistado o seu lugar na sociedade. Elas não possuíam o direito de votar ativo.
2- O voto era obrigatório?
- Em minha época sim. Mas esse era um fato recente. Antes do meu tempo, o voto não era obrigatório.
3- O analfabeto podia votar?
- Não, em minha época o analfabeto não votava.
4- Como era realizado o voto?
Não era realizado em urnas, como hoje em dia. Na época, usávamos papéis para realizar o voto. Nada era eletrônico. 5- Como era a campanha política? Haviam muitos partidos?
Não haviam muitos partidos. Principalmente no interior, onde eu morava. Geralmente, era uma disputa bipartidária, ou seja, entre dois partidos.
EDUCAÇÃO
1- O que o direito estabelecia?
- Não me recordo de a educação ter esse incentivo e a obrigatoriedade que possui hoje em dia. A educação era para poucos.
2- Educação era obrigatória?
Não, não era.
3- O que mudou nos dias de hoje?
Hoje, o incentivo para com a inserção da educação na sociedade, em todas as classes, é perceptível. As matérias ensinadas nas escolas provavelmente não são mais as mesmas. Ainda há a questão da autoridade do professor, ele podia usar de métodos severos para punir os alunos, como a palmatória e "ajoelhar-se no milho".
4- Quem estudava mais, o homem ou a mulher?
O homem! A