estado
1) Explique a dinâmica pendular das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
A relações entre o Estado e o mercado nas sociedades capitalistas geram um movimento pendular que demonstra a regulação das relações sociais entre os agentes, onde no lado direito observa-se o Mercado e no lado esquerdo o Estado. Quando o pêndulo chega so seu ponto máximo a direita e os mecanismos de mercado apresentam-se ineficientes e escassos para alavancar o bem estar social, o crescimento econômico e o próprio investimento privado obrigando a sociedade a declinar para o lado esquerdo, buscando a influência do Estado como forma de correção das possíveis falhas do mercado que não foram corrigidas. Por outro lado quando o pêndulo chega seu ponto máximo a esquerda intervenção do Estado na regulação da vida social e econômica torna-se incapaz de gerar o desenvolvimento econômico e o bem estar do cidadão, sendo assim considerado um empencilho aos investimentos privados das organizações, levando os desfavorecimento da expansão econômicadas sociedades capitalistas e ao começo do movimento contrário da sociedade em direção a direita, com retração do estado em benefício aos mecanismos de regulação ao mercado. Um exemplo foi a implementação do Estado desenvolvimentista inspirado no modelo de Estado de bem-estar keynesiano, após a quebra da bolsa de valores de Nova York.
2) Explique a dinâmica espiral das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
A dinâmica espiral asume conformações diferentes, pois as relações do Estado e mercado nunca se repetem no tempo, renovando-se constantemente, como o pêndulo de um relógio.
3) Explique a diferença entre a dinâmica pendular e dinâmica espiral.
A dinâmica pendular descreve duas instâncias que regulam as relações sociais: Estado e mercado. Historicamente ocorreu e ocorrem oscilações pendulares: ora as as medidas adotadas focam o Estado ( lado esquerdo), ora o mercado (do