Estado
- Conceitos
- A depender do conceito, haverá um enfoque maior num ou noutro dos elementos do Estado.
- Francisco Porrúa Peréz: “o estado é uma sociedade humana estabelecida num território que o corresponde, estruturada e regida por um ordenamento jurídico, o qual é criado, definido e aplicado por um poder soberano, para obter o bem público temporal, formando uma instituição com personalidade moral e jurídica”.
- Visão Filosófica
- Busca do Estado ideal.
- Santo Tomás de Aquino dizia que os dirigentes do Estado deveriam se sujeitar às leis de Deus.
- Maquiavel, que o poder do governante é supremo.
- Karl Marx, que o Estado não passava da supremacia da classe dominante.
- Hegel, por sua vez, defendia o Estado como sendo a “realidade da idéia moral”, a “substância ética consciente de si mesma”, a “manifestação visível da divindade”.
- Visão Sociológica
- O Estado é tomado como uma sociedade política, fruto da reunião e relacionamentos humanos.
- Vários autores apresentaram conceito sociológico de Estado, voltado para a idéia de organização, institucionalização da violência.
- Oppenheimer: o Estado é uma instituição social imposta por um grupo vitorioso a um grupo vencido, organizando as relações de domínio e evitando agressões internas e externas.
- Duguit: Estado como diferenciação entre fortes e fracos, onde os primeiros monopolizam a força.
- von Jehring: o Estado caracteriza-se pelo seu aspecto coercitivo, sendo a organização da coação social, tendo o Direito como a disciplina da coação.
- Marx: o Estado é “o poder organizado de uma classe para opressão de outra”.
- Max Weber: o Estado moderno é definido sociologicamente pela força, assim como todas as formações políticas, que são formações de força. - No passado, a violência era o instrumento normal do Estado.
- No Estado moderno tem-se uma racionalização do uso da