Gestão em Adm Pública
Curso: Gestão em Administração Pública
AD 1
1) Explique a dinâmica pendular nas relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
Resposta:
Explica a relação entre Estado e Mercado. Nessa dinâmica, a sociedade se comporta como um pêndulo, oscilando ora para o Mercado, ora para o Estado. Esse movimento se dará da seguinte forma: quando o pêndulo se inclina em seu limite para a direita (Mercado), e suas estruturas acabam se tornando insuficientes para manter o equilíbrio social, a sociedade irá se inclinar para a esquerda (Estado) de forma a buscar sua intervenção de forma a corrigir as falhas de mercado, criando novas bases para o crescimento da economia e o bem- estar social.
O movimento oposto se dará quando o Estado, por meio de sua intervenção, se torna insuficiente para manter o crescimento econômico e social, tornando-se um empecilho ao investimento privado, diante desse quadro, a sociedade fará o movimento contrário buscando os mecanismos de regulação do mercado.
Podemos exemplificar essa dinâmica com o fato histórico da quebra da bolsa de Nova York, marcada pala fragilidade do Estado frete a crise econômica e financeira.
2) Explique a dinâmica espiral nas relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
Resposta:
Essa dinâmica, por sua vez, ao explicar a relação entre Estado e mercado usa a figura de um espiral, de modo à demostrar que o movimento oscila entre os dois princípios, não voltando ao ponto de partida. Nesse sentido, as relações renovam-se em um movimento constante, onde tanto o Estado quanto o mercado assumem diferentes características ao longo do espaço e do tempo.
Exemplo: a criação das políticas sociais, de forma a intervir constantemente nas falhas da relação entre Estado e Maercado.
3) Explique a diferença entre dinâmica pendular e dinâmica espiral.
Resposta:
Na dinâmica pendular a sociedade enquanto pêndulo irá oscilar ora buscando a intervenção do Estado para corrigir as falhas de