nos catioes
11º Ano
Disciplina de Análises Químicas
Pesquisa e Identificação de Catiões do 1º Grupo Analítico de uma Amostra Desconhecida
Aluno:Professora:
Marco CasanovaSílvia PresaSílvia Presa
Nº13 11ºN
Objetivo:
Identificação e pesquisa de catiões do primeiro grupo analítico recorrendo a uma marcha sistemática
Melhorar as técnicas de laboratório e regras de segurança;
Introdução teórica ou fundamentação teórica:
Fundamentos Teóricos: A prata é um elemento químico puro, metálico, que em seu estado natural apresenta-se como branco e brilhante. Seu símbolo químico, Ag, deriva de Argentum (prata em latim); tem boa condutibilidade elétrica e calorífica. Não oxida com o ar, exceto quando o ar contenha H2S, onde escurece.
O chumbo é mau condutor de eletricidade. Seu símbolo atômico, PB, deriva do latim Plumbum. É um metal de cor branco azulado e brilho metálico, e quando exposto ao ar torna-se cinza, por recobrir-se por uma camada de óxido. Em estado sólido não é tóxico, mas seus vapores possuem grande toxicidade. É dúctil e maleável, tão mole que pode ser riscado com a unha, mas muito denso (d= 11,3g/cm3).
O mercúrio à temperatura ambiente é um metal líquido e prateado. É insolúvel em água e solúvel em HNO3; em temperatura mais elevada libera vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. Congela a 38,8°C e entra em ebulição a 356,9°C. O cinábrio (sulfeto de mercúrio), mineral vermelho e brilhante é o principal minério do mercúrio, usado pelos japoneses para fabricação de tintas e pinturas. A reação de ustulação do cinábrio consiste no aquecimento do composto com o oxigênio, produz mercúrio e libera SO2, embora extremamente tóxico tem várias aplicações como na agricultura, na medicina e indústria química como catalizador na preparo de cloreto de vinila. O símbolo do mercúrio, Hg, corresponde a hydragyrum, significando “prata líquida” em linguagem latina, também era conhecido pelos povos antigos como “ágyros khytós” (em grego,