Não metais
A chuva ácida pode ocorrer nas áreas sob influência da poluição produzida pelas indústrias de Cubatão, próximo à Serra do Mar. Nesta região ocorre um fenômeno muito grave, a morte na floresta Atlântica que recobre a serra. As árvores de maior porte morrem devido à poluição.
Os poluentes geram as chuvas ácidas, que causam a queda das folhas em algumas árvores.
Abre-se uma clareira, e o Sol, antes bloqueado pela copa das árvores, agora incide diretamente sobre espécies mais sensíveis, matando-as. A destruição assume uma gravidade significativa por causa do papel que as árvores possuem. No Brasil, uma das na década de 70", afirma a química Adalgiza Fornaro, da Universidade de São Paulo (USP). Na última década, a situação melhorou com a adoção de medidas antipoluição. "Em primeiro lugar, os combustíveis foram purificados e hoje não contêm dióxido de enxofre, um gás que origina o ácido sulfúrico da chuva ácida. Em segundo, todas as indústrias do município instalaram filtros. E, por último, a maioria dos veículos já tem catalisadores, que reduzem a poluição da queima de combustíveis. Com isso, a chuva de São Paulo hoje é apenas levemente ácida", diz Adalgiza.cidades que mais sofria com as chuvas ácidas era São Paulo. "Não há medidas precisas, mas é provável que ocorressem muitas precipitações ácidas no final
Efeitos da chuva ácida
Devido ao aumento da acidez das chuvas e consequente aumento das suas características corrosivas, os efeitos na Natureza provocados pelas “chuvas ácidas” têm aumentado.
Áreas florestais e lagos, ecossistemas vitais para inúmeros animais, têm sido atingidos por esta calamidade. No entanto, não é só a Natureza a ser atingida, as construções humanas bem como extensões de terra arável têm sido degradadas afectando assim a economia de vários países.
Os efeitos que estas provocam variam não só com a acidez como também as características das zonas afectadas. Assim sendo, será apresentado em seguida alguns dos efeitos mais