Não Metais
MONIQUE ALVES, LUCAS, LUÍS FELIPE E FRANCINE
NÃO METAIS ( BORO, ARSÊNIO, ANTIMÔNIO, SILÍCIO E NÍQUEL )
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFESSORA: KATIA
TURMA: 214
Ibirubá
2013
INTRODUÇÃO
Os não metais ou ametais formam uma das três (3) categorias de elementos químicos. Alguns elementos que antes eram classificados como metaloides, hoje são classificados alguns por não metais e outros por metais, segundo a classificação pelas propriedades de ionização e de ligação química.
Os elementos não metálicos situam – se na parte superior direita da tabela periódica com exceção do hidrogênio. Os seu átomos possuem energia de ionização elevadas e afinidades eletrônicas grandes. Os elementos existem mais frequentemente sob forma de moléculas relativamente pequenas, em todas as fases. Nos seus compostos, os não metais, com exceção do flúor, apresentam estados tanto positivos como negativos, mas os últimos tendem a ser mais estáveis na maioria das circunstâncias. Os ametais podem se representar na forma liquida, gasosa ou sólida. Não são bons condutores de calor e eletricidade e não podem ser moldados. Esta ultima características deve – se ao fato de que, quando presentes no estado sólido, os ametais fragmentam – se, não sendo possível transforma –los em fragmentos.
DESENVOLVIMENTO
BORO : O Boro corresponde ao elemento da tabela periódica cujo símbolo químico é B e o seu número atômico é o 5. Pertence ao grupo 13 e ao 2º período da tabela periódica. Este elemento encontra-se, em condições normais de pressão e temperatura, no estado sólido e apresenta um tom castanho-escuro. É vulgarmente utilizado para o controle de reactores nucleares, na fabricação de vidros de elevada resistência, nomeadamente o pyrex, e na agricultura como fertilizante por ser essencial para o crescimento das plantas. Na natureza, este elemento