Não metais
Os não-metais são, por ordem de número atómico:
Carbono (C)
Azoto ou Nitrogênio (N)
Oxigênio (O)
Flúor (F)
Fósforo (P)
Enxofre (S)
Cloro (Cl)
Selénio (Se)
Bromo (Br)
Iodo (I)
Astato (At) Esses ametais citados abaixo pertenciam ao grupo Semimetal, porém, com a queda do uso desse termo, esses elementos foram classificados como Ametais:
Boro (B)
Silício (Si)
Arsênio (As)
Telúrio (Te)
A maior parte dos não-metais encontra-se na parte superior direita da tabela periódica. A exceção é o Hidrogênio, que é em geral colocado na extremidade superior esquerda com os metais alcalinos mas se comporta como um não-metal na maior parte das circunstâncias. Ao contrário dos metais, que são condutores de electricidade, um não-metal pode ser um Isolador ou um Semicondutor. Os Ametais podem formar ligações iónicas com os metais ao ganharem elétrons, ou ligações convalentes com outros não-metais. Os Oxidos dos não-metais são Ácidos. Em comparação com os Metais, Ametais são ruins condutores de eletricidade e calor.
Só existem 12 não-metais conhecidos (16, contando o Boro, Silício, Arsênio e Telúrio, antes classificados como Semimetais), o que contrasta com mais de 80 metais, mas são os não-metais que constituem a maior parte da Terra, em especial das suas camadas exteriores. Os organismos vivos são compostos quase exclusivamente por não-metais. Muitos não-metais (Hidrogênio, Nitrogênio, Oxigênio, Flúor, Cloro, Bromo e Iodo)