Quem é o consumidor
O consumidor é uma pessoa ou uma organização que compra ou utiliza produtos ou serviços. Ele faz parte do processo de troca com uma empresa ou organizações sem fins lucrativos.
Não existe comércio se não tiver clientes. Mas para conquistar um relacionamento agradável com eles, é necessário primeiramente saber diferenciá-los.
Segundo Silva e Zambon (2012) Para saber quem é o cliente, também é preciso saber identificá-lo. Existem vários tipos de clientes:
Clientes finais: são os destinatários do produto ou serviço. É aquele que utiliza os produtos para próprio consumo.
Clientes intermediários: são os clientes que compram produtos para revenda ou para industrializar. Estes não exercem o papel de usuário do produto. Exemplo: indústria que compra matéria-prima, padaria que compra farinha de trigo para fazer o pão, a farmácia que compra remédios para revender.
Clientes individuais: são aqueles que seus desejos e necessidades podem ser atendidos individualmente;
Clientes coletivos: por mais que tenham desejos e necessidades individuais, esses são atendidos coletivamente (exemplo a segurança, que é fornecida pelos Policiais).
Além desses, existem os clientes internos e os externos. Os clientes internos são aqueles que realizam uma parte da produção de um produto ou serviço. São os funcionários de dentro das empresas. Já os clientes externos, são aqueles que recebem o produto pronto para consumo.
É muito importante também diferenciar se o cliente que está indo ao estabelecimento é o cliente usuário, o comprador ou o pagante, pois para cada um existem necessidades e expectativas diferentes que devem ser observadas para um melhor atendimento. Os atributos que um consumidor busca para cada papel não são iguais ao outro:
Cliente usuário: (o que consome o produto/serviço) busca qualidade no produto, garantia se houver defeito, sabor quando se refere à comida, entre outros;
Cliente comprador: (aquele que vai ao estabelecimento retirar o produto)