ecologia
Ecologia II:
CADEIA ALIMENTAR:é uma sequência de indivíduos na qual um deles se alimenta do anterior e serve de alimento àquele que o sucede.
Temos um exemplo de cadeia alimentar sendo indicado por uma seta: Vegetal(P) – gafanhoto(C1) – sapo(C2) – cobra(C3).
Os vegetais são organismos capazes de produzir o seu alimento. Isso são denominados produtores dentro de uma cadeia alimentar. O processo que produzem o alimento é a fotossíntese. Para realizar fotossíntese , os produtores usam CO2 (gás carbônico) do ar, água,crolofila e luz. O processo resulta na produção de açucares, proteínas, lipídeos,etc., A fotossíntese tbm libera O2(oxigênio) para o meio ambiente.
Os vegetais alem de produtores ,podem ser autótrofos.
Os animais por não fazerem fotossíntese são chamados heterótrofos e tem que ter alimento previamente produzido pelos produtores. Por isso são chamados consumidores.
Os vários níveis da cadeia alimentar são chamados níveis tróficos (ou alimentares).
DECOMPOSITORES E DETRITÍVOROS: há 2 grupos de organismos na natureza com características particulares: decompositores e detritívoros.
DECOMPOSITORES:responsáveis pela decomposição de organismos mortos animais e vegetais. Tbm denominados microconsumidores. São as bactéria e fungos. Na decomposição bactéria e fungos retiram alimento para si próprios. Parte dos minerais contidos nos organismos decompostos é ‘’perdida’’ para o meio ambiente.
Esses minerais ficarão disponíveis no solo para serem absorvidos pelas raízes das plantas e retornarão para os seres vivos. Por isso dizemos que os decompositores são importantes na reciclagem dos minerais na natureza.
DETRITÍVOROS: se alimentam de detritos que são restos de organismos animais e vegetais.
Devido ao seu tipo de alimento os detritívoros são consumidores de apenas primeiro e segundo grau(C1 e C2).
TEIA ALIMENTAR: na natureza não encontramos cadeias alimentares isoladas, sim varias cadeias entrelaçadas que os consumidores ocupam