Normas sociais
As normas sociais são prescrições de comportamento. O conceito de norma social corresponde às expectativas sociais acerca do que é um comportamento adequado ou correto. A interação entre os indivíduos não obedece ao acaso; é nas normas sociais que se encontra a base necessária à interação e à ação social humana geral.
Em sociologia, uma norma social, é uma regra socialmente reforçada. A sanção social é o que distingue as normas de outros produtos culturais ou constructos sociais tais como significado e valores. Normas e ausência de normas afetam de forma ampla o comportamento humano.
São normas de reciprocidade, de equanimidade, de cooperação etc. Tudo isso são normas sociais. Porque aquilo que fazemos ou deixamos de fazer depende muito do que esperamos que os outros façam ou não.
Desenvolvimento
Normas sociais
Em sociologia normas sociais são normas que assumem o que dá coerência e significado aos comportamentos humanos é a sua referência a um sistema de normas coletivas. Esse significado surge tanto aos olhos do próprio indivíduo como dos outros com quem ele age e do coletivo em geral. Obviamente, a pluralidade de modelos culturais existente no mundo limita a coerência e a significância dos comportamentos aos contextos para os quais elas são válidas. O conceito de norma social é um conceito central nas correntes sociológicas que dão relevo às questões da ordem social.
Normas sociais podem ser vistas como declarações que regulam o comportamento e atuam como controles sociais informais. Elas são geralmente baseadas em algum grau de consenso e são reforçadas por sanções sociais. A fim de explicar o conteúdo das regras normativas, três modelos diferentes são identificados:
Foco nas ações do ego de alguém;
Foco nas reações do ego às ações do alter.
Negociação entre ego e alter.
A interação entre os indivíduos não obedece ao acaso; é nas normas sociais que se encontra a base necessária à interação e à ação social