Diego Velázquez
Grande pintor espanhol, nasceu em Sevilha, cidade mais rica da Espanha da época. Filho de nobres, estudou nas melhores escolas e logo cedo, com seus 12 anos, iniciava os estudos em pintura. A maior marca deixada pelo artista espanhol Velázquez foi seu dom em propiciar dignidade e decência a todos os personagens que retratava.
- A Rendição de Breda
(500x413)A Rendição de Breda, 1634-1635. Produzida por Diego Velázquez. http://codigodacultura.wordpress.com/2010/07/08/diego-velasquez-obras/
É um dos quadros mais importantes de Velázquez, consequentemente um dos mais importantes da história pintado com tinta a óleo no período Barroco da história da Arte. É conhecido também como “As Lanças” e é considerada a tela mais equilibrada do pintor.
Única obra de Velázquez com tema histórico, que rompe com a ideia do herói militar, que costumava humilhar o derrotado. Nessa obra, os dois protagonistas estão agindo como amigos, não são inimigos como de costume.
A obra atualmente encontra-se no Museu do Prado, em Madrid.
- Vênus ao Espelho
(470x322) Vênus ao Espelho, 1648-1651. Produzida por Diego Velázquez. http://7dasartes.blogspot.com.br/2012/01/vida-e-obra-de-diego-velazquez-1599.html Gerou polêmica na época, por se tratar de um tema erótico. Não era comum retratar o nu feminino, mesmo sendo uma representação mitológica. Tratou-se da luz e sombra e do senso de espaço. Há ironia na obra, o artista recriou uma Vênus nua para desafiar o moralismo. Pintada com tinta a óleo entre 1648 e 1651, a obra exibe o dorso de uma bela mulher que se olha em um espelho segurado pelo Cupido. O tema principal dessa obra é a beleza e o ritmo da pintura dá-se pelas curvas da deusa. Nessa obra, Velázques retrata uma deusa em uma mortal, evocando o aspecto divino que toda mulher trás em si. “Singela em sua nudez, poderosa em sua beleza.” A obra encontra-se na National Gallery, em Londres.