O Barroco
CURSO DE ARTES VISUAIS – BACHARELADO
DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ARTE: DO RENASCIMENTO À
MODERNIDADE
RAFAEL SILVA DA SILVA
BARROCO
CRICIÚMA, 2012
A ARTE BARROCA (1600-1700)
Tem o nome de barroco o estilo que se desenvolveu nas artes européias durante o século XVII. As suas manifestações iniciais datam ainda da época renascentista, século XVI - Michelangelo (1475-1564), que pelo dinamismo das formas e intensidade expressiva foi o primeiro grande barroco, senão o precursor do novo estilo, como escultor, pintor e arquiteto, em plena
Renascença.
A arte barroca teve origem e se definiu histórica e estilisticamente na Itália.
Irradiou-se sem demora aos demais países europeus e às suas colônias na
América Latina, desde o México à Argentina, onde assumiu peculiaridades resultantes das diversas condições geográficas, históricas e sociais do novo meio para o qual fora transplantada, por espanhóis e portugueses.
Nas obras barrocas, desaparece o equilíbrio entre sentimento e razão, ou aquela associação entre arte e ciência, que os renascentistas souberam tão bem realizar. Passam a predominar os valores emocionais em prejuízo dos intelectuais, resultando modificações substanciais na técnica e na expressão da obra de arte.
Essas oposições entre o classicismo e o barroco, ou entre a reflexão intelectual e a impulsividade do sentimento culminam na pintura, desde a composição ao próprio modo de pincelar.
As características gerais da pintura barroca:
Composição em diagonal, isto é, todos os elementos da composição se organizam presididos por dominadora diagonal;
Violentos contrates de claro-escuro, de sombras e luzes, não só para obtenção de vigorosos efeitos de volume, mas para intensidade de expressão dos sentimentos, sobretudo os dramáticos;
Exacerbação na expressão dos sentimentos, quaisquer que sejam, mesmo aqueles meramente decorativos;
Dinamismo e síntese das formas; além de