Noite das Cidades Apavorantes
Aluno: Rachel Rezende de Carvalho
Texto: A Cidade da Noite Apavorante – Reações à Cidade Encortiçada do Século XIX: Londres, Paris, Berlin e Nova York (1880-1900)Autor: Peter Hall, CIDADES DO AMANHÃ, Cap. 2, p17Nascido em Londres em março de 1932, Peter Hall, engenheiro, urbanista, geógrafo e professor da Universidade de Londres, é autor de mais de 40 livros.
A Cidade da Noite Apavorante, se refere as cidades de Londres, Paris, Berlim e Nova York, mais especificamente para os cortiços dessas cidades que surgiram durante a Revolução Industrial. Andrew Mearns mostrou para os burgueses da época, século XIX, como as pessoas viviam nesses cortiços.
O autor descreve o quão precário onde as pessoas viviam, espaço tão pequeno e sujo. As pessoas eram tão miseráveis que praticamente nenhuma delas tinha alguma expectativa profissional, mesmo se tivessem, não evoluiriam tanto, pois além dos salários extremamente baixos, as condições de trabalho eram tão precárias quantos suas moradias. Compensava mais serem criminosos assaltando civis por entre as ruas. Além do crime, a prostituição, doenças e bebidas deixavam o cenário cada vez mais desolador.
Foi então que Mearns viu que para melhorar a vida desses cidadãos era necessária a intervenção do estado, porque eles não tinham condições de se manterem em outros tipos de moradias. Era considerada normal uma família relativamente grande viver num único quarto, isso quando não tinham que dividir banheiro entre varias famílias que dividiam cômodos de uma mesma casa. Com essa falta de saneamento as taxa de mortalidade, principalmente infantil, aumentou drasticamente.
Mas leis locais permitiam a demolição de casas construídas de modo irregular, para que novas habitações pudessem ser construídas. Para isso acontecer, o governo precisava intervir, mas as autoridades não interviram.