nocoes
Trabalho referente à avaliação dos conhecimentos adquirindo na disciplina de Noções de Direito ministrada por Jose Bittencourt Filho na Universidade de Brasília sobre Direito, Moral e Ética.
Brasília
2011
Palavras-chave:
Eudemonismo, Utilitarismo, Pluralismo, Contratualismo, Moral natural, Moral positiva, Moral autônoma, Moral social, Ética superior dos sistemas religiosos, Direito positivo, Direito natural, Bilateral, Unilateral, Interiorizada, Exteriorizada, Autônoma, Heterônoma, Coercível, Incoercível.
1.0 Introducao
É importante saber diferenciar Ética, da Moral e do Direito. Essas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições. A ética tem se desenvolvido sob diferentes definições: o eudemonismo, o contratualismo, o pluralismo e o utilitarismo. Frequentemente, esta é confundida com a moral, sendo várias vezes encaradas como conceitos equivalentes. Vale então elucidar a diferença entre ambas. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.Já a moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. A Moral é dividida em moral natural e positiva sendo que a última é explicada por suas três vertentes: a moral autônoma, a moral social, e a ética superior dos sistemas religiosos. O Direito e a moral possui uma grande relação. Aquele possui duas classificações em Direito positivo e Direito natural. Além do mais, a Moral e o direito possuem traços diferencias. Enquanto o Direito é bilateral, heterônomo, exterior e coercível, a Moral é unilateral, autônoma, interior e incoercível. Há várias teorias que buscam mostrar o campo de aplicação do Direito e