noções
online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo
NOÇÕES CONTÁBEIS
Módulo 1
I – Juros Simples
Leitura Obrigatória:
SOBRINHO, José Dutra Vieira. Matemática Financeira. 7ª. Edição. São Paulo, Editora ATLAS ,2000.
Leitura para Aprofundamento:
PUCCINI, A.Matemática Financeira: objetiva e aplicada. São Paulo: Ed. Saraiva, 2004.
NETO, Alexandre Assaf. Matemática Financeira e suas Aplicações.9ª. Edição. São Paulo, Editora
Atlas,2006
Podemos entender juros como a parcela que representa à remuneração pela não utilização do dinheiro, podendo ser exemplificado como um “aluguel”.
Para o proprietário do dinheiro (capital) os juros correspondem a forma de remuneração do seu capital (recurso financeiro) , podendo ser aplicado em alguma instituição financeira através dos vários produtos bancários (poupança, CDB, fundos ) como também pode ser utilizado para emprestar para outra pessoa, através dos empréstimos.
Considerando que o valor do dinheiro muda durante o tempo, ou seja, é melhor receber R$
1.000,00 hoje do que receber os mesmos R$ 1.000,00 daqui a um ano, o prêmio pela não utilização do dinheiro deve ser compensado através do juro, buscando recompor o valor ao longo do período em questão.
Outra forma para demonstrar a necessidade de utilizar os juros no dia-a-dia seria adiar uma entrada de caixa (recebimento de dinheiro) : isso significa um sacrifício, na qual deverá ser compensado (remunerado) através dos juros.
No mercado, os juros representam a remuneração do dinheiro para conter o consumo, ou seja, quando ocorre uma elevação significa que os recursos aplicados nas aplicações
(poupança, fundos) serão compensados de tal forma que essa elevação possa reprimir , ou pelo menos minimizar o consumo por produtos e serviços.
A taxa de juro é representada na forma percentual do valor do juro que o mercado está operando. A taxa de juro se refere sempre a uma unidade de tempo, podendo ser diária, semanal, mensal, bimestral, semestral ou anual. As