No Presidencialismo Individual
Passada a eleição, o antes candidato, começa uma nova jornada para firmar alianças com partidos de oposição. Caso, não o faça correrá o risco de ser um governo em minoria no Parlamento, o que, significaria ter dificuldade em criar novas secretárias, e até mesmo na forma que administraria seu programa de governo.
No Presidencialismo, o presidente representante do Executivo escolhe os representantes do Judiciário que, é responsável pela a aplicação das leis, e parlamento aprova projetos de leis e orçamentos de despesas, podendo ser vetado pelo presidente. O presidente e os parlamentares são escolhidos por um tempo fixo, quatro anos. Tendo assim seus mandatos garantidos nesse período.
No Parlamentarismo, o candidato a primeiro ministro não é o foco das atenções, e sim o grupo ao qual ele pertence. É claro que se esse candidato for um bom líder, terá maiores chances nos debates. É importante que o seu programa de governo sobressaia numa negociação com outros partidos.
O candidato é escolhido pelo partido que teve a maior parte dos votos, são escolhidos também os nomes que assumirão os ministérios. Mas, antes esses nomes são submetidos ao parlamento. Uma vez escolhidos os nomes dos ministros, já podem tomar posse e governar até uma nova eleição.
No Parlamentarismo, existe algum problema o governo simplesmente cai, e a maioria escolhe um novo governo.
Minha escolha é pelo parlamentarismo. É sistema mais claro, mais acessível ao povo, como citei, se o governo não é bom ele cai, se esse objetivo não for alcançado, as eleições são antecipadas.
No Brasil, já foi realizado um plebiscito para a escolha do Presidencialismo x Parlamentarismo, o sistema de presidencialismo recebeu mais de 50% dos votos. Minha opinião faltou