NIVEIS DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE AMINISTRAÇÃO
NÍVEIS DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO
SÃO GONÇALO
2013
NÍVEIS DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO
Projeto apresentado á Disciplina de Organização e Métodos em Sistemas do curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para conclusão o curso.
Orientador: Prof. José Maria Zuchelli Batista
SÃO GONÇALO
2013
1 – INTRODUÇÃO
Neste trabalho foi elaborada uma pesquisa buscando significados, conceitos, classificações e exemplos sobre os níveis de realização de trabalho em uma organização. Definindo sistemas, subsistemas, função, atividade, tarefa, movimento e therblig. Pois uma estrutura organizacional bem nivelada faz o seu conjunto realizar um ótimo trabalho, através das técnicas de redução de tempos, esforços e custos.
2 - SISTEMAS
Um sistema pode ser definido como um conjunto integrado de partes, íntima e dinamicamente relacionadas, que desenvolve uma atividade ou função e destinados a atingir um objetivo específico. Todo sistema faz parte de um sistema maior (supra-sistema e que constitui seu ambiente) e é constituído de sistemas menores (subsistemas). É o caso do sistema solar que existe dentro de um sistema maior (o universo) e é constituído de subsistemas (os diversos planetas e satélites). A organização deve ser visualizada como um sistema constituído de subsistemas – departamentos, divisões, unidades, equipes etc.
2.1- Características dos sistemas
Os sistemas apresentam características próprias. O aspecto mais importante do conceito de sistemas é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum elemento isolado. É o que chamamos emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe