Exemplo de trabalho
Este trabalho limita-se à apresentar uma visão geral das teorias motivacionais e sua importância para os administradores modernos. Sabe-se que um dos aspectos que influencia na produtividade do profissional é a motivação, pois, uma vez que este reconhece sua importância dentro da organização, sente-se mais comprometido e envolvido com as atividades, desempenhando melhor sua produtividade. Compreender o comportamento do indivíduo dentro da organização é essencial para o administrador desempenhar o papel de produzir estímulos para os colaboradores serem conduzidos à realização das metas organizacionais. O estudo das Teorias Motivacionais é um importante instrumento para que o administrador seja capaz de propor e conduzir ações mais adequadas para despertar a motivação. O trabalho apresenta as principais teorias motivacionais que são: A teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow (1951). A teoria de Clayton Alderfer (1972). A teoria de David McClelland (1961), que se dedicam a analise do comportamento humano. E as que se dedicam ao processo organizacional que são: A teoria de Frederick Herzberg e a teoria de Hackman e Oldham (1980). Apresentamos também um programa motivacional da empresa FMC, fazendo uma associação desse programa com as teorias.
Motivação
Evoca, de imediato, necessidade, impulso, desejo, impelindo o indivíduo a um comportamento. Motivação, portanto, é termo imerso do relativo, pois exige um objeto determinado. Com Efeito, envolve um conjunto de fatores psicológicos e cinéticos, direcionados para o empenho na consecução de um objetivo.
Distinguimos motivações primárias e secundárias. As primárias jungem-se à sobrevivência do indivíduo, enquanto as secundárias, embora importantes, não se referem diretamente à sobrevivência.
Nas teorias da motivação, encontra-se o princípio da homeostase. As teorias psicológicas consideram duas hipóteses: (1) algumas necessidades constituem princípio de estimulação e (2) o melhor