A contabilidade e sua responsabilidade social
Unidade Itabuna
Curso: Ciências Contábeis Ano: 2011.2
Disciplina: Contabilidade Social e Ambiental Semestre(s): 3º e 4º
Docente: Roberto da Costa e Silva Mendonça
Discentes: Carol Neme, Larissa S. Britto e Ramon M. Oliveira
A CONTABILIDADE E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Diante do novo contexto social, em que atualmente as empresas estão inseridas, torna-se em um primeiro instante, essencial adotarem-se comportamentos e ações, voltadas para a preservação ambiental e consequente controle de todo o processo de produção e descarte. Aliados a fatores internos e externos, cresce-se considerável e generalizadamente, o número de empresas que tomam uma posição favorável a questão social e ambiental. Como consequência do alto índice de industrialização, começam a aparecer os primeiros (e tomara que últimos) sintomas da degradação ambiental, causada pela forte corrente mundial atrás do tão cobiçado “lucro”.
Auxiliando de diversas formas possíveis, surge então o papel que a Contabilidade possui para o sócio-ambiental, através da Contabilidade Ambiental e do Balanço Social, como ferramenta de responsabilidade social. Das mais diversas ferramentas que possui, a Contabilidade, através do Balanço Social que configura a mais relevante, detém a responsabilidade de evidenciar não somente aspectos econômico-financeiros, mais também éticos, sociais e morais, quanto a postura das empresas em relação ao meio, em que estão inseridas.
Descartando de início, a simples preocupação a respeito da imagem que determinadas empresas orgulham-se de passar a respeito do meio ambiente, focalizamos naquilo que chamamos de consciência ambiental. Pois, primeiramente, prezar a conservação do meio ambiente, simplesmente por ser empresário, ou por estar obrigado a adotar tal comportamento, não transparece que exista, verdadeiramente zelo pelo meio ambiente. Não como