Neuroses Obsessivas
Considerações sobre as neuroses obsessivas De acordo com o dicionário online michaelis, a definição de obsessão pode ser dada como: obsessão ob.ses.são sf (lat obsessione) 1 Ato ou efeito de importunar ou vexar. 2 Impertinência excessiva. 3
Preocupação constante; ideia fixa. 4 Med Perturbação causada por uma ideia fixa que leva o doente à execução de determinado ato. 5 Teol Perseguição diabólica, sugestão atribuída à influência do demônio.
A obsessão é representada como uma idéia fixa, perturbadora e constante, capaz de levar o doente à execução de um determinado ato ou regra pré estabelecidas, levando o mesmo ao sofrimento. O neurótico obsessivo sentese refém de suas compulsões, sem saber os reais motivos que o levam a toda sorte de pensamentos e rituais aparentemente desconexos entre si. É muito comum e sintomático, que um obsessivo mantenha um ou mais rituais para afastar ou eliminar os efeitos de seus pensamentos malignos ou maliciosos. Esses rituais, encarados como simples e bobos, ou manias, como os próprios neuróticos descrevem, são efetuados de maneira sistemática e consistem, como já disse antes, em coisas aparentemente desconexas e injustificadas, como sempre vestir amarelo às quintas feiras, nunca pisar nos ladrilhos pretos de uma calçada, nunca preparar comida sem algum tipo de chapéu ou touca, e passa, dependendo do grau, a sintomas mais graves e que muitas vezes deixa o doente incapacitado (pela perturbação mental ou esgotamento físico), como fazer faxina da casa todos os dias da semana, abrir e fechar a porta um número exato de vezes, ou mesmo se levantar a noite várias vezes para verificar se as portas estão fechadas e o registro do gás está sem vazamento, perturbando assim o descanso e recuperação do doente, minando suas forças. Mas o que leva, exatamente, um individuo a um estado neurótico obsessivo?