NOTAS SOBRE A NEUROSE OBSESSIVA
Freud (1909) NOTAS SOBRE A NEUROSE OBSESSIVA
O Homem dos Ratos
Conceito de NEUROSE (Freud): é uma afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico que tem raízes na história infantil do sujeito e constitui a solução de compromisso entre desejo e defesa.
NEUROSE OBSESSIVA
Na forma típica, o conflito psíquico exprime-se por sintomas COMPULSIVOS que são ideias obsedantes (obsessivas) ou ideia fixa, compulsão a realizar atos indesejáveis, luta contra estes pensamentos e contra a compulsão, ritos mágicos, etc. e por um modo de pensar caracterizado particularmente por ruminação mental, dúvida, escrúpulos que levam a inibições do pensamento e ação.
No ensaio de Freud a idéia obsessiva ou fixa do paciente (Dr, Ernst Lanzer, advogado) que o atormentava era uma história de tortura que tinha ouvido durante seu serviço militar. Ratos famintos eram colocados dentro de um recipiente que seria, por sua vez, acoplado às nádegas de uma pessoa devidamente acorrentada e manietada e colocada em posição adequada, de modo que os ratos, fustigados através de uma abertura determinada, tentariam fugir, para tanto penetrando no ânus do torturado. O Homem dos Ratos imaginava que tal tortura seria aplicada a seu pai (já falecido) e à sua "dama" (maneira como chamava a mulher que amava), aplicação que dependeria de determinadas circunstâncias sobre as quais era responsável. Com este ponto de partida, Freud estabelece a estrutura básica da neurose obsessiva.
Mecanismos típicos da neurose obsessiva: Ambivalência afetiva, Onipotência do pensamento mágico, Anulação, Isolamento, Deslocamento, a dúvida, as idéias de morte.
Mecanismos:
Deslocamento: deslocamento do afeto para representações mais ou menos distantes do conflito original. Ex: Pequeno Hans, conflito Edipiano deslocado do pai para o cavalo.
Isolamento: mecanismo que consiste em isolar um pensamento ou um comportamento, de tal modo que as suas conexões com