Acidez e calagem
Acidez
Os valores de pH dos solos variam grandemente, numa faixa entre 3 e 10. A reação do solo é o fator que, em geral, mais afeta a disponibilidade dos nutrientes às plantas. Sabe-se que a maior disponibilidade ocorre na faixa de pH entre 6,0 e 7,0. Sob acidez ou alcalinidade excessiva, entre outros problemas para as plantas, tem-se uma baixa disponibilidade de nutrientes. Portanto, antes da adubação e, na verdade, antes do preparo do solo, deve-se procurar saber as condições de acidez do solo.
Principais características de um solo ácido
Os solos acidificados apresentam a seguintes características: diminuição de pH (< 6,8), diminuição de saturação dos base, redução de Ca2+, Mg2+ e K+, devido o processo de lixiviação, aumento dos teores de alumínio trocável (Al3+) , diminuição do teor de fósforo (P) e aumento dos teores de Fe,Cu, Mn e Zn.
Devido o alumínio ser trivalente este se liga mais facilmente aos coloides do solo, logo partes dos íons de Ca2+, Mg2+ e K+ presentes no solo não conseguiram se ligar e serão perdidos por lixiviação, tornando o solo ácido.
Origem da acidez do solo
A acidificação do solo consiste na remoção das bases trocáveis (Mg2+,Ca2+ e K+) do sistema do solo, substituindo-as por cátions ácidos Al+3 e H+
Lixiviação ocorre principalmente em regiões de regime pluvial dominante, onde a água retira grande parte das bases trocáveis presentes no solo, permanecendo no complexo de troca, predominantemente, os cátions hidrogênio e alumínio. Essa é a situação apresentada por muitos latossolos originados de rochas básicas.
O gás carbônico (CO2) produzido, em solos com pH acima de 5,2, acidifica o solo, segundo as reações:
A decomposição da matéria orgânica também produz NH4+, que pode acidificar o solo através da reação de nitrificação.
Absorção de bases pelas plantas é chamada de acidez fisiológica, onde a planta absorve (K, Ca, NH4 e Mg) e libera H+ aumentando a acidez do solo.
Os fertilizantes aplicados