Calagem
Trata-se de uma prática agrícola requisitada para a preparação e correção da acidez do solo, para assim haver a realização de algum determinado tipo de cultivo naquele local, onde é implementado, a partir de cálculos específicos, o calcário e o magnésio, que neutralizam os efeitos do alumio e manganês, principais componentes da acidez de um solo e altamente tóxicos para as plantas.
Além de neutralizar, corrigir o pH e tonar o solo próprio para cultivo, a calagem pode ser útil nos ambitos de oferecer mais nutrientes as plantas, ao melhoramento da vida microbiana e as propriedades físicas e químicas do solo.
2.ACIDEZ DO SOLO
Os solos podem ser naturalmente ácidos devido à própria pobreza em bases encontrada em seu material de origem, ou a processos de formação que favorecem a remoção de elementos básicos e fundamentais como o potássio, cálcio, magnésio, sódio e outros. Além disso, os solos podem ter sua acidez elevada por certos cultivos de plantas, adubações e uso de fertilizantes químicos que levam a tal processo.
As características de acidez do solo pode ser dividida em três formas diferentes, são elas a acidez ativa, acidez potencial e acidez trocável ou não trocável. Intitula-se acidez ativa a parte do hidrogênio que está dissociada, ou seja, na solução do solo, na forma de H+ e é expressa em valores de pH.
A acidez trocável refere-se aos íons H+ e Al3+ que estão retidos na superfície dos coloides por forças eletrostáticas, a quantidade de hidrogênio trocável, em condições naturais, parece ser pequena, já a acidez não trocável é representada pelo hidrogênio de ligação covalente, associado aos coloides com carga negativa variável e aos compostos de alumínio.
A acidez potencial corresponde à soma da acidez trocável e da acidez não trocável do solo, a trocável é a forma que pode mais prejudicar o crescimento da maioria das plantas e iguala-se a soma de acidez trocável com a acidez não trocável.
É visto como acido um solo que apresenta