instalações elétricas
Para se chegar a uma instalação segura e eficiente, o primeiro passo é o projeto elétrico. Nele serão definidos os pontos de luz e eletricidade da casa, de acordo com as necessidades de cada ambiente e considerando os aparelhos eletrônicos a serem instalados. Nessa fase é previsto o uso dos equipamentos de maior carga elétrica e a implantação dos sistemas de computador, telefonia, segurança e até mesmo uma iluminação diferenciada.
Como a energia elétrica vai para sua casa
A energia gerada pelas usinas não está na forma apropriada para o consumo. Para que ocorram poucas perdas na transmissão por longas distâncias, no local em que a usina produz energia, ela é transformada, ou seja, sua tensão é modificada. Partindo da usina em que a energia é gerada, ela passa por um primeiro transformador que eleva sua tensão para um valor da ordem de dezenas de milhares de volts a centenas de milhares de volts. A energia que vem de uma usina para a capital do mesmo estado, por exemplo, está na forma de uma tensão de 750 000 V.
Perto do centro de consumo, a energia sofre uma transformação no sentido de baixar sua tensão para um valor menor, mais apropriado para as redes urbanas, para ser levada para os bairros em fios colocados em postes comuns. Normalmente a tensão usada nesse caso é da ordem de 13 000 volts. Nos postes existem transformadores que fazem o "abaixamento final" da tensão de modo que ela possa ser usada de modo mais seguro nas residências. Instalação Básica A energia que chega em nossas casas deve ser usada para alimentar diversos dispositivos. O conjunto de fios e acessórios que levam a energia elétrica aos dispositivos alimentados formam a instalação elétrica. Os dispositivos alimentados podem estar permanentemente ligados à rede como, por exemplo, chuveiro, lâmpadas, campainha, etc., bem como podem ser ligados à rede por meio de tomadas de energia somente no momento em que serão