instalaçoes eletricas]
As opiniões/indicações não refletem necessariamente a opinião do Gestão no Campo.
Você está em: biblioteca > Artigos > Instalações Elétricas Rurais
Home » biblioteca » Artigos » Instalações Elétricas Rurais
Instalações Elétricas Rurais
Escrito poradmin
Um dos problemas mais freqüentes e menos percebido nas edificações de propriedades e empresas rurais, diz respeito às condições do sistema de fornecimento e distribuição de energia elétrica.
Fios desencapados, emendas mal-feitas, fiação exposta ao tempo, postes inadequados, geradores e equipamentos elétricos próximos a materiais combustíveis e inflamáveis, são apenas alguns exemplos deste problema.
Além da Norma Regulamentadora 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade, do Ministério do Trabalho, onde encontramos as medidas preventivas à acidentes envolvendo trabalhos com eletricidade, a Norma Regulamentadora 31, específica para trabalhos rurais, também aborda este assunto no ítem 31.22 – Instalações Elétricas.
A preocupação com a segurança dos trabalhadores rurais, deve ser o principal objetivo no atendimento à essas normas, pois se constitui na peça mais importante no desenvolvimento do trabalho, porém existe ainda um outro fator importante a ser considerado: O processo produtivo.
Com o aumento da automatização e uso mais constante de tecnologias no campos, falhas no sistema elétrico podem gerar perdas significativas.
Como exemplo podemos analisar um sistema de cultivo hidropônico. Cultivo onde os vegetais não tem contato com terra e retiram seus nutrientes diretamente da água.
Neste sistema a circulação da água, passando pelas raízes, deve ser constante e isso é feito através de um sistema de bombas. Se este sistema falhar, e os vegetais passarem horas sem sua fonte de nutrientes, podemos ter uma perda das hortaliças mais sensíveis.
Outro exemplo que pode ser citado, são as frequentemente instalações elétricas feitas direto na