Drogas e Alcool
A dependência é um estado de fuga ao real problema.
Depois do efeito das substâncias, o facto de a pessoa ter de se confrontar com o seu estado psicológico, emocional e físico real o mau estar é tão grande que juntamente com a dependência física, cria uma carência que só é saciada com o consumo de mais substancia. Entra-se assim num ciclo vicioso que só pode ser quebrado com muita coragem e muita força de vontade do dependente de substâncias como as drogas e álcool.
Todo este processo encadeado transforma-se numa “bola de neve” que por vezes apenas com um pequeno problema desencadeiam-se grandes dramas de vida que podem destruir famílias inteiras devido a estes vícios devoradores como as drogas e álcool. Muitas vezes quando se dá conta do problema já o vicio está completamente enraizado e de difícil controlo.
O álcool
O álcool é uma substancia socialmente aceite, no entanto não menos nefasta do que as drogas. A dependência do álcool produz efeitos devastadores para a saúde como, alucinações, loucura, a cirrose para não falar dos danos graves em termos emocionais. Mentalmente também causa danos irreversíveis, que vão ter graves consequências na vida futura da pessoa. A prevenção do alcoolismo assume assim um papel fundamental evitando uma espiral de problemas.
As Drogas
O problemas das drogas apesar de não ser socialmente aceite, está cada vez mais enraizado, atinge toda a humanidade e especialmente em camadas mais