Negocios
1 introdução 3
2 estrutura hierarquica da organização 4
3 Departamento de recursos humanos 5
4 Departamentalização 8
5 produtos e serviços 12
6 PRINCIPAIS CLIENTES, FORNECEDORES E CONCORRENTES 20
7 FINANCIAMENTO E RECURSOS FINANCEIROS 22
8 CONCLUSÃO 26 REFERÊNCIAS 27
1 introdução
A proposta deste trabalho acadêmico é embasada na organização empresarial como um todo, abrangendo todos os setores que constituem a hierarquia organizacional, sua representação, habilidades essenciais para cada nível mescladas com os atuais cargos e funções existentes. Para tanto escolhemos uma empresa do segmento de supermercadista, focada no comércio direto ao usuário final do produto, onde buscamos entender os aspectos, internos, externos, econômico-financeiros, as técnicas e mecanismos utilizados pelos diversos setores da empresa a fim de atingir os objetivos estratégicos definidos pela Alta Direção e quais são os fatores avaliados e considerados pela visão estratégica.
2 estrutura hierarquica da organização
Considerando os estudos realizados nas obras pesquisadas identificamos que a estrutura hierárquica organizacional do Supermercado é divida em três grupos, nível estratégico, nível gerencial e nível Operacional.
No nível estratégico temos o Gerente Geral, que está a frente do planejamento da empresa, direcionando os rumos que a empresa deverá seguir, conduzindo o investimento.
Ao Gerente Geral cabe, maior concentração de habilidades conceituais, que permitem a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa, é lidar com informações do mercado e trabalhar em cima de situações e informações abstratas e programar assim as ações estratégicas da empresa.
Na segunda escala do nível hierarquico, se concentra os cargos de Gerente Financeiro, Gerente de Loja e Gerente Administrativo, que absorvem a maior parte das habilidades humanas, essênciais na liderança de equipes, no relacionamento direto com