NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS
RESUMO
A Globalização abriu as fronteiras para o comércio internacional, transformando as formas de comercialização, tornando imprescindível o conhecimento das diferenças culturais existente em cada país. Este artigo visa demonstrar que essa abertura global trouxe maiores oportunidades nas negociações com diferentes países, deixando claro como cada indivíduo pensa e age conforme sua cultura e que a consciência mínima dessas diferenças é que vai resultar em fracasso ou sucesso numa negociação internacional.
Palavras-chave: Globalização. Diferenças Culturais. Negociação Internacional.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Acuff (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades”. Vivemos num mundo, onde as negociações estão presentes em todos os momentos da nossa vida, com o objetivo de atingir o bem e a satisfação das partes envolvidas. A esfera de negociação esta em constante mudança, e é dever do negociador buscar aprimoramento e desenvolvimento, para antecipar as novidades e saber lidar com as diversas situações administrando-as sempre favoravelmente. A capacitação desses profissionais esta atrelada também ás novas exigências do mercado mundial, onde existe grande demanda por negociações internacionais, como conseqüência de uma era globalizada com diferentes hábitos, crenças e costumes.
2 O PESO DAS DIFERENTES CULTURAS
No âmbito mundial da negociação, a consciência das diferentes manifestações de comportamento é a grande porta para o sucesso. Sabe-se que cultura significa cultivar, onde existe um complexo que inclui diferentes leis, artes, histórias, comportamentos e a moral coletiva e individual, adquiridos pelo homem não só pela família, mas também pelos moldes da sociedade em que está incluso. A principal característica desta é o mecanismo adaptativo que