NEGOCIACOES INTERNACIONAIS
QUESTÃO: Explique as possíveis dificuldades em uma negociação entre brasileiros e alemães através de características culturais dos dois povos e proponha formas de analisar a situação a partir das dimensões culturais vistas em sala.
Inicialmente precisamos entender que entre os indivíduos que negociam, existe uma cultura representativa, com significados também distintos.
Com isto, temos um complexo processo de negociação como também, um processo completo de compreensão da cultura do próximo neste processo.
As dificuldades de negociação entre brasileiros e alemães são ligadas as diferenças culturais , que se afloram e tornam grandes barreiras a serem consideradas no momento das negociações.
Os brasileiros são conhecidos pela informalidade, por serem amigáveis e terem estereótipos ligados à informalidade nas negociações e por serem pouco objetivos nas tomadas de decisão. Também tem muita facilidade em criar novos relacionamentos.
Estas grandes barreiras a serem consideradas, implicam em conflitos de interesses e provavelmente irão trazer dificuldades nas negociações.
Já os alemães são conhecidos pela formalidade e por serem reservados inicialmente. São extremamente pontuais e apreciam a organização, objetividade e trabalham com propostas realistas.
Nestas barreiras, as distensões mais perceptíveis seriam as quais, enquanto os alemães trabalham com a cultura da negociação individualista – tendo toda a sua atenção focada em um só negociador, que normalmente são pessoas extremamente importantes, de altos cargos, neste caso os brasileiros trabalhariam com a cultura de negociação normalmente coletivista e são hierárquicos. Normalmente nesta negociação e na ampla maioria dos casos, quem comparece na primeira negociação não serão os cargos de alto escalões, e sim os de menor hierarquia.
Dependendo da importância desta negociação, ou caso haja uma segunda negociação, então o alto escalão brasileiro poderá comparecer.