Negociação
• Em negociação com a família, na verdade sempre negociei questão de sair nos fins de semana, eu só poderia sair com duas condições: se eu tivesse arrumado a casa e se não fosse chegar tão tarde, com isso eu poderia sair com meus amigos. (CARLA).
• Uma amiga foi na loja em que eu trabalhava de roupa feminina e gastou um valor x só que ela queria parcelar em 3x mas queria desconto e a loja só da desconto se for à vista, então cheguei nela e falei que não poderíamos dar descontos e sim parcela em mais vezes a minha amiga concordou e parcelou a compra em 4x e voltou depois de 4 meses para fazer novas compras. (JÉSSICA).
• Negocio com o meu noivo quando saímos onde vamos, quem vai pagar a hora que vamos voltar para que nenhum dos dois fiquem bravos e faça, a vontade só de um. (FERNANDA).
• No projeto “Escola da Família” no qual sou voluntario aos finas de semana, negociei uma falta, de uma maneira que eu encontrei para que a mesma não fosse descontada: Então trabalhei no mesmo durante oito horas(ultrapassando a carga horaria) para que eu faltasse no dia escolhido, sem que eu tivesse nenhuma pendencia perante o mesmo. (FÁBIO).
CONCLUSÃO
Consideramos ser mais fácil, pois não precisamos medir certas palavras com uma pessoa mais próxima pois temos mais liberdade. Mas no meio corporativo pode prejudicar, pois pode ser que as partes leve a negociação para o lado pessoal, ou tentar usar a chantagem