Negociação
O negociador deve conhecer e utilizar corretamente a metodologia no processo de negociação onde envolve as variáveis que são; informações, tempo e poder.
O primeiro passo é ter muitas informações, pois as mesmas influenciam muito nas chances de tomar decisões corretas, porque uma informação tem poder e isso ira lhe ajudar a tomar decisões corretas, sendo assim negociações bem sucedidas trazem autoconfiança, melhoram a auto-estima e aumentam cada vez mais a competência e as habilidades do negociador.
O sucesso em grande parte depende da preparação e do planejamento, conhecer o ponto de partida e qual a meta que almeja, pois negociadores eficazes demonstram sua capacidade de serem bons ouvintes, atingindo assim os seus objetivos.
Que habilidades são essenciais?
A habilidade de saber falar e ouvir, pois se você não estiver preparado para ouvir o que o outro deseja, não estará preparado para negociar, conhecer o outro e suas necessidades sabendo interpretar o comportamento e as reações das pessoas. Dentro dos limites razoáveis, é possível conseguir tudo o que se deseja, se estiver cientes opções, testar suposições, correr riscos calculados e basear-se em informações solidas.
Qual é o papel do negociador nesse processo?
Obter sucesso conseguindo o melhor resultado possível dentre suas habilidades visando seus objetivos e administrando-as em tempo hábil de maneira eficiente. O papel do negociador é obter bons resultados em acordos, realizando negociações e construindo relações duradouras.
Relatório
Podemos afirmar que em um mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de troca cada vez mais acirradas e complexas incluem-se fatores estratégicos como: capacidades pessoais, planejamento e organização, visão, determinação, inovação e também criatividade no processo de negociação onde entendemos que o processo de negociação pode ser definido a partir dos objetivos e