Trampo
O método TIG de soldagem é empregado quando o construtor de quadros deseja a máxima resistência. A solda TIG não deixa resíduos ao acabamento do processo. O método de soldagem MIG é similar ao TIG. Entretanto, ao invés do material de adição ser alimentado manualmente, a solda MIG injeta o arame de adição diretamente através da tocha em lugar de um eletrodo. Este método não é adequado para a realização de soldagem em tubos de espessura fina utilizados em quadros de alta qualidade. A grande vantagem deste método é a alimentação mecânica do material de adição que permite uma maior velocidade no processo. É utilizado na construção de quadros de baixo custo, onde o acabamento não é fator preponderante.
No método brasagem com conexões os tubos são encaixados entre si por meio de conexões, sendo realizada em seguida a brasagem para a união do quadro, com materiais de adição que possuem menores pontos de fusão, geralmente latão ou prata. Para aquecimento do material de adição à temperatura de fusão é utilizada uma tocha do tipo oxi-acetilênica. O metal fundido flui ao redor e dentro da junta pela ação da capilaridade, tornando a brasagem o método preferido para a união de tubos com conexões.
O processo de fabricação convencional (Severi, 1995), adotado pelos fabricantes de renome internacional, é realizado manualmente por operadores de soldagem qualificados, constituindo um processo quase artesanal. A seguir é apresentada a descrição do processo de fabricação